Dicas para otimizar a produtividade da sua equipe

 

Por Pietro Rutzen, Desenvolvedor Web  na Orgânica Digital.

Se perguntássemos a qualquer pessoa: “você gostaria de ser mais produtivo?

Dificilmente receberíamos uma resposta negativa. E se a busca pela produtividade já está nas raízes do senso comum das pessoas, o mesmo deve acontecer quando o assunto é o seu negócio.

O aumento de produtividade de uma equipe não raro significa também a ascensão de lucros, uma vez que o produto ou serviço que sua empresa fornece pode ser entregue mais rápido mantendo a qualidade.

Baseado em situações e decisões que ocorrem diariamente na equipe em que trabalho, vou apresentar para vocês algumas dicas para que a produtividade da sua equipe melhore, confira!

 

Motive os seus colaboradores

Se a equipe é um relógio feito de um número variado de engrenagens, todas elas devem funcionar perfeitamente para que o relógio desempenhe a sua função apropriadamente - nesta analogia, as engrenagens são pessoas. Busque recompensar esforços e promover desafios que desenvolvem os talentos dos membros que compõe a sua equipe.

Caso os membros do time se encaixem em um perfil competitivo, não deixe de explorar este aspecto que também motiva, e consequentemente têm resultados positivos na produtividade.

 

Comunique-se de forma ágil

A troca de informação e a maneira que ela acontece também podem impactar na produtividade. Para que não haja perdas de informações em um ambiente, estas devem ser adquiridas e repassadas da maneira mais ágil e precisa possível. Converse com seus colaboradores para destacar a importância deste fator, faça uso de ferramentas digitais e abrace o que o mercado oferece para melhorar este ponto.

 

Tenha controle sobre as tarefas

Saber sobre o andamento das tarefas da equipe proporcionam a oportunidade de utilizar o panorama geral do processo a seu favor, usando o leque de habilidades dos seus colaboradores de forma mais eficaz para que a produtividade aumente, situações adversas, como imprevistos, podem ser contornadas mais facilmente dessa maneira.

 

Proporcione um ambiente de trabalho amigável

Um ambiente de trabalho agradável em que as pessoas saibam conviver de maneira harmoniosa, assim como a liberdade de poder expressar suas opiniões promove produtividade por ajudar na saúde mental da equipe.

Ao pensar em produtividade, não podemos imaginar máquinas trabalhando incansavelmente à todo vapor, devemos cuidar para que elas não explodam e continuem desempenhando bem seus trabalhos!

Produtividade é também permitir aos membros da equipe o bom uso da criatividade para executar suas tarefas diárias. Assim, sincronizando o agradável ambiente de trabalho com uma boa convivência os números só tendem a subir.

Existem diversos exemplos de grandes empresas que proporcionam conforto e lazer à seus funcionários, a fim de incentivá-los e fazendo com que acabem produzindo mais.

 

Veja abaixo alguns exemplos de empresas que adotam esse posicionamento:

Google

 

 

Valve

 

 

Orgânica Digital

 

Conheça sua equipe

De nada adianta as dicas anteriores se você não souber com quem está lidando. Conheça os seus colaboradores e ofereça conhecimentos sobre qualidades e aspectos que podem ser desenvolvidos à favor da produtividade do seu negócio. Procure trabalhar com pessoas que buscam evoluir, e saiba dar e receber feedback de forma profissional.

Gostou do post? Não deixe de conhecer o Blog da Orgânica para conhecer mais dicas de estratégias de mercado e o Blog Orgânica Seeds para acompanhar os largos passos que a tecnologia vem dando!

 

O conteúdo da coluna assinada assim como as imagens é de responsabilidade do colunista.