Por  Lorenzo Candiago , Coordenador de Tecnologia  da Orgânica Digital.

A tecnologia evolui em uma velocidade impressionante, e com ela, os profissionais de Marketing encontram maneiras de aproveitar o máximo as novidades para inovar o seu trabalho.

Parece mentira, mas hoje já podemos falar abertamente sobre carros que andam sozinhos e robôs “inteligentes”, tudo isso graças ao avanço da Inteligência Artificial.

Como de costume, o Marketing deve se adequar aos novos paradigmas e utilizar recursos que antes não existiam para trazer uma experiência muito mais personalizada e individual aos seus clientes.

 

Análise de Dados

Sempre que fazemos alguma coisa na internet hoje, desde navegar em um site ou postar fotos no Facebook , geramos dados. Alguns desses dados são públicos (como é o caso de postagens no Facebook), e outros são privados (produtos que você visitou em um E-commerce, por exemplo).

Se utilizarmos esses dados para que o nosso cliente final tenha uma experiência mais pessoal e personalizada, certamente aumentaremos a taxa de conversão.

Os dados estão por todo o lugar. A preocupação atual é de coletar os dados corretos e utilizá-los da melhor maneira.

Quem eu devo atingir com determinada campanha de Marketing?”, “O que eu devo enviar?”, “Quando eu devo enviar a mensagem?”, “Por onde eu vou me comunicar?”. Perguntas que a algum tempo atrás eram baseadas em “achismos”, hoje são respondidas por um Analista de Dados que é encarregado de coletar informações suficientes para que as ações de Marketing sejam assertivas e tenham o resultado esperado.

 

 

Aplicando novos conceitos ao Marketing

Com a ajuda do Inbound Marketing podemos trazer usuários mais qualificados para dentro de nosso site. Após isso, precisamos entender o comportamento e perfil de todos os nossos clientes para que possamos conquistá-los ainda mais.

Esse conhecimento nos permite criar ferramentas otimizadas que dialogam diretamente com o público alvo.

Um grande exemplo de ferramenta são os Chatbots, que respondem perguntas dos clientes automaticamente utilizando inteligência artificial. Nada está mais na moda do que ferramentas de mensagens. Whatsapp para falar com amigos, Facebook Messenger para falar com algumas empresas locais, ou até mesmo aquele chat no aplicativo do seu cartão de crédito.

Os Chatbots trazem muito valor para a sua empresa, pois o usuário realiza a pergunta direto ao assunto, e a resposta vem instantaneamente.


 

A cada dia surgem novas abordagens de inteligência artificial aliada ao Marketing Digital. Agências Digitais devem sempre olhar para o futuro e seguir as tendências da tecnologia.

Por esses e outros motivos que a sua empresa deve investir em Marketing Digital com uma Agência Digital capacitada, como a Orgânica Digital, onde a inovação predomina.

Atualmente, nenhum cliente nosso nos permitiu colocar em prática as novas abordagens que demonstrei, como o Chatbot. Você gostaria de sair na frente? Estamos ansiosos para levar inovação até a sua empresa!

 

O conteúdo da coluna assinada assim como as imagens é de responsabilidade do colunista.