Apoiado no fundamento central de estudar o turismo além das tradicionais viagens de lazer, o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, definindo o turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável, propõe-se a convocar o País para ancorar nessa atividade parcela importante de seu sustento. Dessa forma, Gramado, pelo êxito que alcançou a esse respeito, está mais uma vez na vanguarda do turismo nacional, por ser exemplo de como ele pode minorar os efeitos de uma crise econômica como a que vivemos nos últimos anos.

Foi tomado como alvo desses estudos o conjunto dos municípios brasileiros, através de seus representantes, porque é no município que as ações turísticas acontecem. Esse conceito foi oficializado através da participação associada da Confederação Nacional dos Municípios e da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul. Juntando-se, a essas parcerias, a Secretaria de Turismo do RS e o Ministério do Turismo, o Fórum criou corpo institucional harmônico e oficial. E isso foi demonstrado pelo Governador Ivo Sartori que, ao determinar o lançamento do Fórum no Palácio do Governo, transformou esse evento em ação oficial do Estado do Rio Grande do Sul.

Para que o Fórum não fosse mais um usual ciclo de palestras sobre turismo, ele foi buscar no Programa de Mestrado e Doutorado da UCS, um dos mais renomados do País, respaldo acadêmico para garantir seus propósitos. Desse modo, o que parece ser original, vinculou o estudo científico com a prática turística própria dos municípios. Nesse sentido, cerca de cinquenta trabalhos originais de pesquisa em turismo serão apresentados e os melhores premiados.

Para completar seu formato conceitual, o Fórum contará com a participação de personalidades notáveis em consagradas empreitadas turísticas. Os estrangeiros virão de Portugal, Argentina e Chile e, entre os nacionais, estamos estimulados pela presença do prefeito de Curitiba Rafael Greca, consagrado estudioso do turismo como seguro fator de harmonia no crescimento das cidades. 

E a inscrição prévia de, até agora, participantes de mais de dez Estados comprovam que o turismo como indústria é uma alternativa atual de desenvolvimento sustentável muito atrativa e oportuna.

 

E-mail do colunista: riegelre@via-rs.net

O conteúdo da coluna assinada assim como as imagens é de responsabilidade do colunista.