(Lc 1,57-66.80)

O nascimento de João Batista marca o cumprimento das palavras do anjo a Zacarias – Isabel daria à luz filho que se chamaria João, e outra promessa: ele seria cheio do Espírito Santo desde a sua concepção. O texto acentua o nascimento, a circuncisão e a imposição do nome, e termina com a manifestação pública de João Batista.

O serviço evangelizador de João começa ainda no ventre de sua mãe. Toda a sua vida foi em vista de preparar os caminhos do Senhor, de apontar Jesus para as nações. Qual está sendo a minha parte, hoje no apresentar Jesus ao mundo e testemunhá-lo com toda a nossa vida, com todo o nosso coração, com toda a nossa mente?

Igreja, desde seus primórdios, reconheceu a grandeza da figura de João Batista, dada sua estreita ligação com a pessoa de Jesus.: sua missão consistiu em ser precursor do Messias.

O nascimento de João Batista foi todo envolto de mistério divino. A notícia de sua concepção foi dada pelo Anjo do Senhor ao pai Zacarias, quando este desempenhava suas funções sacerdotais, no templo. Tratava-se de um fato formidável, pois Zacarias e sua esposa eram de idade avançada, com o agravante de Isabel ser estéril. A incredulidade de Zacarias foi punida com a privação da fala, até que a Palavra de Deus se cumprisse. Tudo se realizou conforme fora anunciado pelo Anjo. Os próprios vizinhos e parentes reconheceram que Deus havia cumulado de misericórdia aquela família.

Quando se tratou de dar um nome ao menino, novamente aconteceu um fato maravilhoso. Muitos queriam que se chamasse Zacarias, como o pai. Todavia, em conformidade com a ordem do Anjo, Isabel recusou. Seu nome João, que significa “Deus favorável”. Quando Zacarias confirmou o nome dado por Isabel, sua língua se soltou e ele começou a falar normalmente. Então, os parentes e vizinhos, tomados de temor sagrado, reconheceram que a mão de Deus estava com aquele menino.

 

Façamos nossa oração:

Senhor Jesus, ajuda-nos a sermos como João, sempre pronto a abrir os seus caminhos, tendo em vista a evangelização dos povos e que a figura de João Batista inspire minha tarefa de preparar os corações para te receber. Amém

E-mail do colunista: pe.arisilva@hotmail.com

O conteúdo da coluna assinada assim como as imagens é de responsabilidade do colunista.