Miami

Britto Velho é um dos artistas selecionados. Crédito: divulgação

 

A Galeria Gravura, de Porto Alegre, vai para a Terra do Tio Sam. No dia primeiro de fevereiro, abre, no espaço Art & Design Gallery, em Miami, EUA, a exposição "Art South Brazil in Miami". Para compor a exposição, a Gravura chamou os principais integrantes de seu acervo, alguns já consagrados e outros mais jovens, porém todos qualificados para dar este passo na América do Norte. A mostra, com entrada franca, poderá ser visitada até o dia 14 de fevereiro.

 

À Flor da Pele

A cultura da tapeçaria persa à flor da pele. Este é o ponto de partida do projeto Tapetes que Marcam. Idealizado pela rede Império Persa Home Design, a ação reuniu sete escritórios de arquitetura e decoração da capital. Amanda Kreling, Elisa Martins, Ione e Liana Klein, Michel Keller, Rafaela Erdmann, Sabrina Barros e Suellen Ribeiro, receberam tatuagens em diferentes partes do corpo, trazendo desenhos e detalhes de tapetes persas. Desta forma, puderam expressar, através de sua imagem, a admiração pelo universo da tapeçaria, revelando a originalidade e o design de cada uma destas peças, de maneira marcante. As tatuagens foram aplicadas por meio de computação gráfica.

 

Michel Keller. Crédito: Ricardo Lage

 

Lançamento

O músico e compositor Gabriel Dalla Costa começa 2018 com um presente para os fãs. Está lançando o álbum "What Are You Waiting For?", com 13 canções em inglês, sendo 12 autorais. Seguindo uma tendência internacional, o disco será, primeiramente, disponibilizado em plataformas digitais. Masterizado no Abbey Road Studios, em Londres, por onde passaram nomes como Adele, Coldplay, Radiohead, Amy Winehouse, The Beatles e Pink Floyd, o CD chegará nas lojas ainda no primeiro semestre deste ano.  O trabalho pode ser adquirido por download ao valor de 10 dólares (cerca de R$ 32,00) através da CDBaby Store ou então poderá ser ouvido em plataformas como Spotify, Deezer, iTunes. “os próximos trabalhos: não pretendo mais esperar 5 anos para lançar um disco depois de concluí-lo”, finaliza Dalla Costa.

 

Gabriel Dalla Costa  . Crédito: divulgação

 

Literatura

Em sua 13ª edição, a série Dicionários, realização do Grupo Zaffari, aborda a obra de Carlos Nejar. O livro nominado “Carlos Nejar – Um Homem do Pampa” reúne cerca de mil verbetes organizados em ordem alfabética e coletados ao longo da produção literária do autor rio-grandense. Com 312 páginas, a publicação apresenta fotos pessoais de Carlos Nejar e traz CD com textos do autor interpretados por Deborah Finocchiaro, José Victor Castiel e Luiz Coronel.

 

A obra será enviada a bibliotecas públicas, universidades, instituições culturais, formadores de opinião e autoridades. O livro também está disponível ao público na rede de Hipermercados Bourbon, pelo valor de R$ 49,90. Crédito:

 

Olhares

Até o dia seis de janeiro, o Café do Porto recebe a exposição "Olhares", com pinturas da artista plástica Nara Nunes Fogaça. A escolha pelo tema deu-se devido ao interesse da artista pelo o que vê além do olhar. A exposição é composta por 19 obras, confeccionadas em tinta acrílica. A entrada é franca.

 

O Café do Porto fica na Rua Padre Chagas, nº 293. Crédito: divulgação

 

Breve:

- O bairro Moinhos de Vento ganha neste mês o Loreta Beauté, um espaço inovador e contemporâneo de beleza, arte, moda e saúde. Localizando na Quintino Bocaiúva, 906, o local segue as normas de biossegurança, focado em um conceito “Safe Beautiful”.

 

A Casa Azul

Fundado em 21 de abril de 2005 pelo pároco Claudionir Ceron, o Centro Social Pe. Pedro Leonardi vem, desde então, mudando a vida de centenas de pessoas que moram num dos bairros mais pobres de Porto Alegre, a Restinga Velha. Agora, estas histórias de vidas transformadas pelos diferentes projetos sociais irão para o cinema através do documentário A Casa Azul, produzido pela Supernatural Filmes. Para o Padre Ceron, o filme é a oportunidade de mostrar que é possível melhorarmos a sociedade. “Educação, cultura e cidadania responsável. É isso que a gente faz aqui. Trabalhamos pela conquista da dignidade humana, na construção de um projeto para as nossas crianças, jovens e adultos em situação de pobreza e vulnerabilidade social”, afirma. O começo das gravações está previsto para o primeiro semestre deste ano.

 

Padre Ceron, divulgando o Jam Skatinga, projeto social que envolve a produção de skates no local. Crédito: Maria Teresa Tellez

 

E-mail do colunista: adriano@phosphoros.com.br

O conteúdo da coluna assinada assim como as imagens é de responsabilidade do colunista.