Culinária baiúcha! 

Um jantar espetacular em um dos lugares mais lindos do país. Crédito: Adriano Cescani 

Os participantes da última edição do ano da Revolução da Culinária Farroupilha, que aconteceu de 21 a 23 de outubro, no Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul, saborearam um menu “baiúcho”. O termo foi dado pela chef baiana Morena Leite, a grande estrela do final de semana. Ela e o chef gaúcho, Vico Crocco, preparam um jantar que, segundo a gourmet, teve inspiração nos sabores locais e no colorido dos dois estados.  A entrada foi um delicioso Nhoque de mandioquinha com brie e mel. Como primeiro prato, Risoto de beterraba com camarões e queijo da casa da ovelha. Já o segundo prato foi Leitoa com canjiquinha, cebola caramelizada e farofa de amendoim. Para encerrar o evento gastronômico, Foundue de capim santo com abacaxi. 

 

Canela gastronômica

Canela, na Serra Gaúcha, recebe até o dia 30 de outubro o Sabores de Canela. O festival gastronômico reúne 12 estabelecimentos, entre restaurantes, pousadas e hoteis, que criaram receitas exclusivas com uma das especiarias mais utilizadas no mundo: a canela. O público pode escolher entre pratos salgados e doces. Participam da sétima edição o Container Bistrô, o Empório Canela, a Churrascaria Espelho Gaúcho, o Galangal, o Hotel Continental e o restaurante dentro dele, Mirabelle, o Hotel Laje de Pedra com o Restaurante Panorâmico, o Magnólia, a Pousada Blumenberg, a Pousada do Bosque, a Pousada Encantos da Terra e Vila Suzana Parque Hotel. 

 

Galangal  ¬ Salmão ao molho de laranja e canela acompanhado de mix de folhas e molho de iogurte. A receita asiática surpreende pela delicadeza, sabor  e aroma. Crédito: Adriano Cescani

 

Fim de temporada!

O espetáculo Para Sempre Terra do Nunca encerra temporada no próximo domingo, dia 30 de outubro, às 17h, na Sala Carmen Silva, do Teatro Novo DC, em Porto Alegre. É última oportunidade para o público prestigiar a montagem que foi apresentada da mesma maneira que Ronald Radde escreveu e dirigiu, em 2012. Nas duas temporadas, o espetáculo foi assistido por cerca de 50 mil pessoas e é considerado um dos principais sucessos da Cia Teatro Novo.

 

Os ingressos custam R$ 30,00. Crédito: Adriano Cescani

 

Lançamento

O juiz Maurício Ramires recebeu amigos, familiares e colegas de trabalho na tarde de autógrafos e lançamento do novo livro dele, intitulado Diálogo Judicial Internacional – O uso da jurisprudência estrangeira pela justiça constitucional. O evento ocorreu na sede da Escola Superior de Magistratura do Rio Grande do Sul (ESM/AJURIS), em Porto Alegre, na quarta-feira, dia 26 de outubro. Maurício doutorou-se em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com distinção e louvor, e é mestre em Direito Público pela Unisinos. Atua como Juiz de Direito na comarca de Porto Alegre. Tem-se dedicado à pesquisa sobre a temática da aplicação de precedentes judiciais, a respeito da qual publicou ainda o livro Crítica à Aplicação de Precedentes no Direito Brasileiro, pela Livraria do Advogado Editora (2010).  

 

O preço sugerido de capa é R$ 120,00. Crédito: Adriano Cescani

 

Arte

No próximo dia 10 de novembro, às 19h30min, na Gravura Galeria de Arte, abre a nova exposição de Clara Pechansky. Denominada Revisões Do Enigma, a mostra trará uma sequência de trabalhos que têm como ponto de partida o General, um dos personagens ícones da artista. Até 3 de dezembro com entrada franca.

 

A aventura. Crédito: Flávio Wild

 

E-mail do colunista: adriano@phosphoros.com.br

O conteúdo da coluna assinada assim como as imagens é de responsabilidade do colunista.