Olhares

Dias de Cão. Crédito: Andriele Quinteiro


Um dos bairros mais carentes de Porto Alegre visto pelo olhar das suas crianças. Esse é o tema da 1ª Exposição Fotográfica de Educandos do Centro Social Pe. Pedro Leonardi. Jovens, entre 11 e 13 anos da entidade, trazem aspectos de luz e sombra, paisagem e retrato em locais do bairro. São 30 fotografias em preto e branco com o título: "Fotografia é escrever com a Luz".  A oficina, desenvolvida pela Educomunicadora Social, Verônica Lara, foi criada com intenção de inserir a fotografia como instrumento de reflexão e arte no contexto social dos meninos e meninas moradores da região. A mostra vai percorrer a capital nos próximos meses, como o Ministério Público, a Cúria Metropolitana e o Teatro Novo DC.

 

Nossa Senhora Aparecida Rogai por Nós. Crédito: Patrick da Silva

 

Pares. Crédito: Lucas Dias

 

Oficina

Crianças, entre 7 e 10 anos, interessados em estudar teatro poderão concretizar o sonho. A Escola Teatro Novo, da Cia. Teatro Novo, vai fazer no sábado, dia 03 de setembro, das 14h às 16h, um workshop gratuito na Sala Carmen Silva do Teatro Novo DC (Rua Frederico Mentz, 1561 D, Bairro Navegantes). A aula aberta será ministrada pela atriz Clarissa Siste. “A oficina tem como objetivo auxiliar a criança na sua formação humana e no desenvolvimento cultural cênico”, afirma Clarissa, atriz da Cia Teatro Novo. A criança irá dispor de um espaço para expressar e expandir suas potencialidades através de trabalhos cênicos que estimulem o imaginário, a criatividade, a improvisação, a dimensão corporal, a presença cênica, o trabalho individual e coletivo na construção de personagem e criação de cena. A oficina teatral para crianças ocorrerá até o final do ano.

 

Informações pelo telefone 51-3374-7626. Crédito: divulgação 

 

Divado e Chico

Um dos grandes sucessos do teatro brasileiro, Além da Vida, chega a Porto Alegre neste mês. O espetáculo de Divaldo Pereira Franco e Chico Xavier, dirigido por Renato Prieto, realiza apresentações nos dias 9 e 10 de setembro, sexta e sábado, no Theatro São Pedro. A peça trata temas como reencarnação, aborto, drogas, suicídio, opção sexual, entre outros. 

 

Ingressos entre R$ 40,00 e R$ 70,00. Crédito: Lailo Oliveira 

 

Moda

A marca que habita o imaginário – e está nos pés - de brasileiros há mais de 50 anos acaba de abrir uma operação no Moinhos Shopping. A Havaianas está com um quiosque localizado no segundo pavimento do empreendimento. Um mix completo de sandálias, alpargatas, além dos acessórios como nécessaires, mini bags, entre outros, num total de mais de 550 modelos, é comercializado. Esse é o terceiro quiosque da marca em Porto Alegre.

 

Alpargatas, cada vez mais em alta. Crédito: divulgação 

 

Águas abertas

O gaúcho Matheus Evangelista, que atualmente figura entre os seis melhores do Grand Prix da FINA (Federação Internacional de Natação), entra novamente em águas estrangeiras neste domingo, dia 04, para nadar 36 km da Ilha de Capri até Napoli. Na última prova do campeonato em 2016, Matheus busca seu melhor resultado para figurar entre os três melhores do ano na competição. “Entro com chances de brigar pela terceira colocação no campeonato. Estou muito bem treinado e condicionado. A minha ideia, nesta etapa, é colocar em prática a mesma qualidade de prova que consegui realizar em Ohrid Lake, na Macedônia, e entrar forte na disputa do top 3 do ranking geral do Grand Prix”, afirma Matheus Evangelista. 

 

A etapa Capri-Napoli é considerada a mais difícil no circuito mundial de águas abertas em provas longas (acima de 15 km). “Certamente a mais difícil. Mais técnica: tem corrente, vento e calor intenso. O mar é bem difícil. Além de um número maior de competidores qualificados. Ao todo, são 16 homens e 12 mulheres. Dos 16 homens, ao menos 12 estão disputando as primeiras colocações”, conclui Evangelista. Crédito: arquivo pessoal 

 

Estados Unidos

Conhecimento, crescimento pessoal, aumento da independência, um novo olhar para o mundo e, claro, muita diversão. Essas são as principais conquistas de quem faz o Ensino Médio (High School) nos Estados Unidos. No próximo dia 06 de setembro, às 19h, na CI Moinhos de Vento (Rua Padre Chagas, 80), Daniella Herrera, representante da Three W International, uma das maiores organizações do mundo, comandará um bate-papo sobre o assunto.

 

A entrada é franca e é aconselhável confirmar presença pelo telefone: 51-3346-4654. Crédito: ci.com.br

E-mail do colunista: adriano@phosphoros.com.br

O conteúdo da coluna assinada assim como as imagens é de responsabilidade do colunista.