Boa tarde

 Ricardo Chaves

(Lucas Henrique)

 

ALMANAQUE ZERO HORA

Na condição de leitores  ASSÍDUOS DA COLUNA e RESPONSÁVEIS pela RESTAURAÇÃO (em processo que durou 13 anos, como presente de nosso escritório de Arquitetura à CIDADE DE BAGÉ), com alegria passo as informações a seguir sobre a CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO DE BAGÉ:

Certamente o projeto de José Obino teve influência da CATEDRAL DE MONTEVIDEO ( foto anexa), tanto pela cúpula (em Bagé absolutamente bizantina) quanto pela volumetria e proporções arquitetômicas.

A catedral de São Sebastião , TOMBADA PELO IPHAN se estabeleceu em ponto demarcatório da fronteira sul do Brasil para a coroa portuguesa. 

Sua edificação aconteceu entre 1835 e 1879

 

A WJW ARQUITETURA  liderou, sem ônus, a restauração do templo entre 1990 e 2003 o que permitiu sua reabertura aos bajeenses,  o que não ocorria há muitos anos.

Deixamos a cargo da COMUNIDADE a recuperação  de relógio de uma das torres/ sinos das torres/e pinturas em stencil das paredes internas, bem como a tela com ASSUNÇÃO DE N. Sra. no teto da nave principal, o que, por nossa sugestão, seria objeto de concurso universitário.

 

CURIOSIDADES:

Entre muitos documentos que se encontram na posse da cúria , registramos  se encontrar no interior do templo a CAPELA MORTUÁRIA de GASPAR SILVEIRA MARTINS à esquerda, junto à parede lateral se criaram  externamente espaços tumulares para Bispos e/ou outras personalidades com permissão eclesiástica.

Na intenção de termos colaborado  com a coluna, ficamos à disposição dos nobres jornalistas.

Atenciosamente

WAGNER MARTINS BRASIL

JOSÉ WILSON BARCELLOS CORONEL
WJW Arquitetura

 

Catedral de Bagé: Crédito: WJW

 

Catedral de Bagé: Crédito: WJW

 

Catedral de Montevidéo. Crédito: WJW