mostra fica exposta na área multibank, no primeiro andar do mall. Além disso, no blog do empreendimento o assunto também pauta a coluna do clube.

Nesse mês de abril, quem passar pelo Prataviera Shopping vai poder visitar a exposição Câmeras ao alto, assinada pelo Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul. No total, são 10 imagens que apresentam os olhares e maneiras de ver para cima, a intenção é fazer com que as pessoas reflitam sobre o superior, as sutilezas, as ações, como por exemplo, as estrelas, limpeza, arquiteturas, tradições e surpresas na transparência do ver.

 

Crédito: J.A. SelbachJunior

 

Desta vez, as imagens têm a assinatura de Javier Paquito Herrera, Thiago Rauber, Luis Fernando Barp, Marcia Dall Ago, Carlos Gandara, Dietmar Speer, Celso Tissot, Rafaela Castilhos, J Selbach Jr. e David Cunha, que foram selecionados por meio de uma votação secreta entre os integrantes do clube. O fotógrafo vencedor da votação, Javier Paquito Herrera, explica que a foto vencedora foi feita em Montevidéu, no Uruguai. “Estava sentado em um banco na praça, onde está este prédio, observando a arquitetura de outro edifício neoclássico, quando de repente começam a descer de cima desta edificação de arquitetura reta, quatro limpadores, e o vermelho deles de cara contrastou com o azul refletido do céu. Levantei, e fui registrando de vários ângulos e possibilidades, a coreografia destes aracnídeos urbanos humanos”.  

Paquito ainda acrescenta, que a imagem apresenta uma repetição de linhas e pontos, e mesmo parecendo poucos elementos, tornam uma composição geométrica, forçando o olhar sobre o homem, além de passar ao prédio a dimensão deste, que, apesar de possuir um recorte fotográfico, é muito maior do que aparenta. “Essa temática nos permite contemplar a possibilidade de parar e fazer o que dificilmente realizamos, olhar ao alto, porque assim abstraímos o foco do andar, do focar em frente, e ver que de baixo, somos pequenos, não importando dimensões e sim entendimentos”, finaliza.

 

Javier Paquito Masia

 

O resultado desse desafio pode ser conferido no primeiro andar do Prataviera Shopping, na área multibanking. O tema da exposição também pauta a coluna do Clube do Fotógrafo no blog do Prataviera Shopping (www.prataviera.com/blog). Os interessados em saber mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Clube podem enviar e-mail para: clubedofotografocaxias@gmail.com.

 

Serviço:

Exposição: “Câmeras ao alto”;

Período: mês de abril;

Fotógrafos: Javier Paquito Herrera, Thiago Rauber, Luis Fernando Barp, Marcia Dall Ago, Carlos Gandara, Dietmar Speer, Celso Tissot, Rafaela Castilhos, J Selbach Jr. e David Cunha;

Local: área multibanking, no primeiro andar do Prataviera Shopping, de Caxias do Sul.