Carnaval – Secretária da Cultura

Gramado In Concert – Secretaria de Turismo

Páscoa em Gramado/Gramado Aleluia - Gramadotur

Festa da Colônia – Gramadotur/EMATER

Feito em Gramado – Secretaria de Industria e Comércio

Estação Gramado - Secretaria de Turismo/RBS

Festival de Cinema de Gramado - Gramadotur

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado – Gramadotur/Abrasel

Natal Luz – Gramadotur

 

Esses são os principais eventos oficiais, ligados ao poder público, realizados durante o ano. Me cobre se esqueci algum? Tirando o Carnaval, todos os outros tem como foco o turismo (Carnaval já teve mas não vingou).

Quando recebi a matéria da ‘Booking.com’, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares para ficar e trabalhar fiz a seguinte reflexão: qual o posicionamento de Gramado?

Obviamente que aqui é necessário parabenizar a equipe do Convention & Visitors Bureau sob o olhar do empresário Dudu Zorzanello. Mas, sigamos!

Será que, além do trabalho que está sendo realizado na área de mobilidade urbana (quero ver o resultado disso ainda na sua gestão prefeito Fedoca), já não passamos da hora de avaliar, reestrutura e planejar o TUIRSMO DE BLEISURE (Bleisure é uma tendência mundial, que já vem acontecendo com bastante frequência no mercado de viagens corporativas. O termo une as palavras business (negócios) e leisure (lazer), que nada mais é do que a possibilidade de o viajante mesclar sua viagem de negócios com seus momentos de lazer, realizando seu compromisso profissional com excelência, e aproveitando a oportunidade para esticar um pouco mais a estadia para realizar turismo local.) Fonte: maringaturismo.com.br

Creio que a iniciativa privada poderia ser mais amorosa com Gramado. Tenho há algum tempo me questionado sobre a economia dos bolsos estar focada, desesperadamente, com o Natal Luz. Isso me faz lembrar quando a Soletur saiu do mercado. Gramado teve uma crise econômica respeitável.

Pois bem, os eventos vão passando de mão em mão, não importa a administração. A cabeça dos gramadenses, ou por dinheiro, ou por desespero de conviver com esse evento infindável, cada vez com mais baixa qualidade, o Natal Luz, parece que se tornou escrava.  Um evento que precisa ganhar dinheiro para sustentar a Páscoa em Gramado/Gramado Aleluia; Festa da Colônia; Festival, de Cinema de Gramado; Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado e, finalmente ele próprio Natal Luz.

O foco do Natal Luz está em cima de resultados financeiros para pagar o relacionado acima e, ainda, fazer doações (nada contra, mas o raciocínio é outro). Daí temos o resultado de todas as críticas: o Natal Luz virou um chão de fábrica, produção, o que gerou a sua desqualificação.

Bem, entramos um pouco no Natal Luz por ser hoje o evento que, se eventualmente fosse anunciado seu término, Gramado entraria em depressão, antes mesmo de ela acontecer, se é que aconteceria.

O futuro permeia quem está apto a entender o presente, ter no minimo sensibilidade e visão, não precisa muito mais. O mundo, seja em que área for, vive hoje de tendências. De cores, de palavras, de termos, de negócios, de turismo, de moda. Tudo tem tendências hoje em dia, é o movimento que o consumismo criou.

Quem está olhando para este futuro na administração municipal de Gramado? Quem está olhando para o ‘Bleisure’? O Convention & Visitors Bureau? Sim, mas será que não seria hora de puxar a entidade para mais perto Prefeito Fedoca, apoiar mais para que fossem, além de captadores, uma comunicação entre o Turismo de Lazer e os Negócios. Pergunto mais, qual o papel da Secretaria de Turismo de Gramado, não deveria ela estar amplamente conecatada ao Convention para planejar o Turismo de Negócios? São muitos os grupos criados por deuses que ficam trocando bençãos via rede mas eu pergunto: é de interesse público ou de interesse próprio?

Gramado precisa de estudo realizado com a participção da população no planejamento do seu futuro turistico e, os interessados em ganhar dinheiro com o municipio devem fazer parte do processo e saber que tudo tem limite, inclusive a terra que escolheram para morar e enriquecer.

Vamos agora a matéria do ‘Booking.com’.

Reflitamos!

Um ótimo final de semana, para nós!

Tela Tomazeli

 

 

Booking.com lista destinos para vivenciar o bleisure na América Latina

Quem já sonhou em deixar tudo para trás e viajar pelo mundo? Quem nunca sofreu de uma nostalgia pós-viagem? No coração da geração dos millenials está a paixão por viajar e conhecer o mundo. Por mais que sonhem em montar suas malas e sair explorando o mundo, nem sempre é fácil combinar a vida profissional com a pessoal: as férias são escassas e as exigências do trabalho são muitas. Então, como é possível combinar o trabalho com o espírito aventureiro? A Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares para ficar, apresenta uma nova tendência em viagens: o bleisure. O bleisure é um conceito que combina viagens de negócios com um toque de lazer. No mundo globalizado de hoje, cada vez mais pessoas estão viajando a negócios e aproveitando a oportunidade para conhecer o destino mais a fundo, seja prolongando a viagem por alguns dias ou usando o tempo entre reuniões para sair e explorar. Entre os diversos destinos da América Latina, a Booking.com apresenta 4 cidades ideais para aproveitar o melhor do bleisure.

A editora: Rosário, Argentina / São Paulo, Brasil / Barranquilla, Colômbia / Santiago, Chile. Onde está Gramado? Ai alguém pensa, não vai querer comparar né? Sim, vou. Como diz o ditado das ruas, aqui o negócio é do tramanco para o passaporte (graças a Deus), então tem que nivelar por cima, é muito fácil se achar o melhor quando nos comparamos com o razoável.

 

Carnaval Barranquilla: Crédito Divulgação

Rosario

Crédito: Divulgação

 

Rosário pode parecer a irmã mais nova de Buenos Aires, mas ela é muito mais do que isso: esta cidade histórica, também conhecida como o berço da bandeira argentina, é um importante centro cultural, econômico, educativo e de muito entretenimento, além de ser a terra natal de Lionel Messi. Localizada às margens do Rio Paraná, que oferece belas vistas e passeios de barco, Rosário tem um porto internacional ativo. Como se não bastasse, a cidade também concentra grande atividade industrial e é lar de diversas empresas multinacionais. Entretanto, Rosário não é apenas sinônimo de indústrias, mas também de inovação: a cidade conta com seu próprio pólo tecnológico, um dos mais importantes da Argentina. Entre um dia de trabalho e outro, os viajantes podem aproveitar para conhecer o centro histórico de estilo colonial e visitar o imponente Monumento à Bandeira. Além disso, não deixe de aproveitar uma tarde para tomar sol e desfrutar o verde do belíssimo Parque da Independência.

 

São Paulo, Brasil

Parque do Ibirapuera, São Paulo. E aqui em Gramado insistem em matar o Joaquina Rita Bier, entrada principal do municipio. A isso que me refiro, quem está olhando para o Gramado do Futuro na área do Turismo? Crédito: Divulgação

 

São Paulo não é apenas uma grande metrópole da América Latina, mas sim do mundo. Além de ser um importante centro de cultura e entretenimento, também é a meca dos negócios: a bolsa de valores, a BM&F Bovespa, está entre as maiores da América Latina. Mais da metade de todas as empresas internacionais com negócios no Brasil estão sediadas na cidade, além de ser a que mais recebe eventos internacionais. Por esses motivos, o bleisure atinge São Paulo com força. E o que as pessoas que visitam a cidade podem fazer para aproveitar ao máximo sua viagem? O deslumbrante Parque do Ibirapuera, localizado entre 3 grandes avenidas, é perfeito para passear durante o tempo livre e desfrutar da natureza ou simplesmente fazer um pouco de exercício antes de um longo dia de trabalho. Não se esqueça que para trabalhar bem, também é importante comer bem! A diversidade culinária de São Paulo, que além de contemplar a gastronomia de vários países, há também opções para todos os orçamentos, deve ser admirada. Para viagens em grupo, uma boa opção é o bairro de Pinheiros, imerso na cultura hipster, ou o boêmio bairro Vila Madalena, ideal para os amantes da arte de rua.

 

Barranquilla, Colômbia

Crédito: Divulgação

 

Barranquilla, conhecida como a Porta de Ouro da Colômbia, é o principal centro econômico da região do Caribe, tanto que conta com a categoria de Distrito Especial, Industrial e Portuário. Barranquilla é especialmente preparada para o bleisure, e a parte norte da cidade concentra hotéis que têm instalações ideais para viagens de negócios. Barranquilla é claramente o lugar ideal para fazer negócios, mas por que não aproveitar também o seu charme? Quem visita Barranquilla a negócios deve separar um tempinho para passear pelo bairro tradicional de El Prado ou por Bocas de Ceniza, ponto onde o rio Magdalena se encontra com o Mar do caribe. Como se já não fosse suficiente, Barranquilla tem uma vida cultural única e é um Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade da UNESCO. Se a sua viagem a negócios coincidir com o carnaval, aproveite para aproveitar a cultura colombiana ao máximo, participando do Carnaval de Barranquilla, o mais famoso da Colômbia!

 

Santiago, Chile

Crédito: Divulgação

 

A cidade de Santiago se localiza em uma planície cercada por montanhas. Além de ser a capital do Chile, ela é um dos principais pólos de desenvolvimento econômico da América Latina, o que a torna um dos principais destinos bleisure. A cidade tem um centro financeiro imponente, com um nome igualmente impressionante: Sanhattan. Este distrito é composto por 50 torres de escritórios que abrigam empresas multinacionais. Quem tem a oportunidade de viajar para Santiago a negócios vai encontrar muita coisa para fazer durante o tempo livre, que vai desde passear pelo centro histórico e desfrutar de sua arquitetura colonial, até fazer um passeio de teleférico até o Cerro San Cristóbal para apreciar a vista e admirar a imagem da Virgem que fica no topo. Santiago é uma cidade de contrastes e sob a sombra de suas torres modernas, você pode encontrar grandes áreas verdes como o Parque Florestal, o Parque O'Higgins (casa do Lollapalooza) e o Parque Quinta Normal, que oferecem atividades culturais e recreativas, além de lagoas para passear de barco. Aproveite o ar fresco e o sol a apenas um passo do escritório.

 

Sobre a Booking.com: 

Fundada em 1996 em Amsterdã, a Booking.com B.V. cresceu a partir de uma pequena start-up holandesa para ser uma das maiores empresas de e-commerce de viagens do mundo. Parte da Booking Holdings (NASDAQ: BKNG), a Booking.com agora possui mais de 17.000 funcionários em 198 escritórios em 70 países. 

Com a missão de empoderar pessoas a vivenciar o mundo, a Booking.com investe em tecnologia digital que ajuda a facilitar o processo de viagem. Na Booking.com, conectamos os viajantes com a maior seleção de lugares incríveis para ficar do mundo todo, incluindo desde apartamentos, casas de temporada e cama e cafés (B&Bs) de gestão familiar até resorts de luxo 5 estrelas, casas na árvore e até iglus. O site e os aplicativos da Booking.com estão disponíveis em 43 idiomas, oferecem mais 27 milhões de anúncios reportados no total e abrangem mais de 130.000 destinos em 227 países e territórios no mundo todo.

Todos os dias, mais de 1,5 milhão de diárias são reservadas em nossa plataforma. Independentemente de viajar a negócios ou a lazer, os clientes podem reservar instantaneamente sua acomodação ideal de maneira rápida e fácil com a Booking.com, sem taxas de reserva e com a nossa promessa de cobrirmos o menor preço. Através da nossa equipe de apoio ao cliente, a Booking.com está disponível 24 horas por dia, todos os dias para apoio e suporte a nossos clientes em 43 idiomas, a qualquer hora do dia ou da noite.