Troféu produzido artesanalmente pela Cristais de Gramado será entregue ao ator argentino,

na noite desta sexta-feira (23/8), no Palácio dos Festivais

A reta final deste 47º Festival de Cinema de Gramado conta com momentos de ápice, como é o caso da entrega do Kikito de Cristal. O prêmio máximo direcionado para expoentes do cinema latino-americano, nesta edição, será entregue ao ator argentino Leonardo Sbaraglia, às 20h30 desta sexta-feira (23/8), no Palácio dos Festivais. Mas antes de receber seu troféu, ainda na tarde do mesmo dia, Sbaraglia dará início ao processo de fabricação do Kikito do próximo ano, que é feito artesanalmente na fábrica da Cristais de Gramado.

Leonardo Sbaraglia é um dos atores mais conhecidos e prestigiados da Argentina. Atualmente, está nos cinemas com o filme “Dor e Glória”, dirigido por Almodóvar, e também já esteve nas telonas em obras como “Relatos Selvagens”, “No Fim do Túnel”, “Neve Negra” e “O Silêncio do Céu”, onde dividiu a cena com Carolina Dieckmann. O artista também está no teatro com a peça “El Territorio del Poder”, uma obra potente que realiza sessões tanto e Buenos Aires quanto em outros países da América do Sul.

Instituído em 2012, o Kikito de Cristal tem uma particularidade: o homenageado do ano vai até a fábrica da Cristais de Gramado para, simbolicamente, iniciar a produção da próxima estatueta. Tomando o vidro incandescente, aquecido a 1.200 graus celsiuis, composto por com folhas de ouro 24 quilates, o ator prensa no molde a cabeça do deus da alegria que inspira o troféu do Festival de Cinema de Gramado. Depois desse processo, a peça ainda precisa aguardar 24 horas em ambiente com temperatura controlada para posteriormente ser trabalhada pelos mestres vidreiros.

Sobre a Cristais de Gramado: Conservando a tradição das técnicas aplicadas há um milênio na ilha de Murano, em Veneza (Itália), a Cristais de Gramado é referência na fabricação do cristal artístico no Brasil. As formas e cores inspiradoras, que nascem do trabalho delicado dos artesãos, encantam a todos, desde 2002.

A fábrica e loja Cristais de Gramado está entre as principais atrações gratuitas da Serra Gaúcha. Ao circular pela fábrica e loja, o visitante tem a oportunidade de observar de perto e ao vivo o processo de elaboração do vidro, com os artesãos moldando sofisticadas peças de decoração, miniaturas e lapidação. Além da experiência de conhecer o método artesanal e artístico, o público tem acesso à maior joalheria contemporânea do País, com lançamentos exclusivos e mais de 24 mil modelos de semijoias em pedra natural, zircônia e cristal murano.

A Cristais de Gramado tem visitação gratuita, diariamente, das 8h30 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas em www.cristaisdegramado.com.br e pelo telefone (54) 3286-0100.