Entramos em contato com a Prefeitura Municipal de Gramado, solicitando um parecer sobre a Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável e Plano de Mobilidade Urbana que está sendo desenvolvido pelo setor público, dentro do projeto  e abaixo a colocação do Secretário de Planejamento do municipio de Gramado, Jeferson Zatti.

‘A Prefeitura Municipal de Gramado, com a consultoria do renomado Arq. Rubén Pesci, com experiência de mais de 40 anos em Planos de Mobilidades, Agendas Estratégicas e Planos Diretores em dezenas de países do mundo, iniciou os trabalhos da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável e Plano de Mobilidade Urbana em dezembro de 2017, com as pesquisas de origem-destino, pois neste período a cidade vive seu pico de movimento e tráfego de veículos. Desde então já foram promovidas 3 Oficinas Públicas, com enorme adesão, onde os diferentes setores da comunidade foram convidados a participar das definições das principais estratégias de desenvolvimento da cidade, dentre elas o próprio Plano de Mobilidade, que, aliás, não pode ser trabalhado desconectado com o planejamento urbanístico da cidade, sob pena de tornar-se inócuo.

Entre os dias 16, 17 e 18 a Prefeitura de Gramado promoverá algumas reuniões de trabalho sobre o tema, entre a equipe de consultores e diferentes grupos, secretários municipais, vereadores, empresários, conselhos e profissionais da construção civil, visando agregar os últimos detalhes ao plano.

A Agenda Estratégica e o Plano de Mobilidade serão concluídos até o final do mês de junho, quando serão apresentados à comunidade em grande evento. A partir daí, serão desenvolvidos os projetos de lei para encaminhamento à Câmara de Vereadores. ’