Em contagem regressiva para sua edição comemorativa, evento serrano reforça seus laços com a comunidade gramadense e segue apresentando novidades.

Na última quarta-feira, 2 de agosto, a organização do 45º Festival de Cinema de Gramado apresentou novidades desta edição em encontro exclusivo com a imprensa da Serra Gaúcha que reuniu também autoridades do município. Durante o encontro, que aconteceu na Pousada Florença, foram apresentadas novas homenagens da edição histórica de 45 anos e outras novidades com destaque para a relação do evento com a cidade de Gramado.

Comemorando 45 anos de história ininterrupta, o Festival de Cinema de Gramado também irá garantir o protagonismo da comunidade gramadense em sua programação. Em 2017, o projeto EDUCAVÍDEO, que, desde 2013, inaugura a programação do Palácio dos Festivais com a exibição de seus projetos, terá sua sessão contemplada na data oficial do Festival de Cinema de Gramado, sendo trabalhada em todos os materiais gráficos e de divulgação da edição deste ano.

O EDUCAVÍDEO oferece, desde 2011, capacitação em técnicas de audiovisual para estudantes entre 12 e 17 anos de escolas públicas. Nasceu como laboratório experimental e hoje é um programa assegurado por decreto municipal. “Ao longo desses anos, o EDUCAVÍDEO se desenvolveu e se aperfeiçoou na proporção do volume e das aspirações de seus alunos. Atualmente, não apenas ensina os jovens cineastas, mas também investe em oficinas para qualificar o corpo docente e constrói a promoção do protagonismo juvenil em suas mais diversas realidades, propiciando a troca de experiências através da mediação criativa do campo audiovisual”, comenta a secretária de educação de Gramado, Gilça Silva.

Em 2017, é celebrado o quarto ano de exibição dos filmes produzidos por alunos da rede pública municipal no Palácio dos Festivais. Nessa edição, além dos tradicionais curtas-metragens, a programação conta também com um média-metragem. Serão três produções em exibição: “O Roubo do Livro”, de Gustavo Gomes; “Será Que o Amor Sempre Vence?”, de Ticiane Silva; e “Pra Sempre, Você”, de Bruno Peteffi, com codireção de Lauterbach Amorim.

 

Cinema nos Bairros

Também está confirmada nova edição da mostra Cinema nos Bairros. Três filmes serão apresentados em diferentes pontos de Gramado durante a realização do Festival:

“Até Que a Sbórnia nos Separe”, animação dirigida por Ennio Torresan Jr. e pelo homenageado do troféu Eduardo Abelin deste ano, Otto Guerra;

“Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood”, que volta a reunir os inesquecíveis Trapalhões Didi e Dedé em uma aventura assinada por João Daniel Tikhomiroff;

“Um Tio Quase Perfeito”, comédia familiar dirigida por Pedro Antonio.

As sessões são inteiramente gratuitas e acontecem nas escolas da região e em diversas instituições gramadenses.

 

Festival além do Palácio

O Palácio dos Festivais é o ponto clássico de encontro, mas toda a programação do Festival de Cinema de Gramado também se espalha pela cidade com os pontos de trabalho da produção e da imprensa, exibições especiais, mostras e demais atividades. Confira os locais que receberão a programação do 45º Festival de Cinema de Gramado.

- Palácio dos Festivais / Teatro Elisabeth Rosenfeldt / Hotel Serra Azul / Museu do Festival de Cinema de Gramado / EMEF Nossa Senhora de Fátima – Vila do Sol (Várzea Grande) / EMEF Dr. Carlos Nelz – CAIC – Bairro Moura / EMEF Presidente Vargas – Av. Central / EMEF Maximiliano Hahn – Bairro Carniel / EMEF Senador Salgado Filho – Bairro Piratini / CRERH – Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias /  Fazenda Vale a Pena Viver

 

Homenagens 45

Além das quatro tradicionais homenagens – Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado – o Festival de Cinema entrega, este ano, em homenagem aos seus 45 anos, 12 distinções especiais a importantes personalidades gramadenses, gaúchas e nacionais, todas com relação próxima e de contribuição com o evento e com a cinematografia brasileira. As homenagens serão entregues nas sessões noturnas do Palácio dos Festivais. Confira abaixo a lista dos agraciados:

 

Homenageados Gramado

Esdras Rubim, produtor e ex-diretor do Festival; Horst Volk, prefeito municipal 1969/1973; Odilon Cardoso (in memoriam), ex-diretor do Cine Embaixador; Romeu Dutra, idealizador do Festival.

 

Homenageados Rio Grande do Sul

Araci Esteves, atriz; Luiz Carlos Merten, jornalista e crítico; Cleber Kuhn, técnico (luz); Wilton Soares Martins, técnico (luz).

 

Homenageados Brasil

- Alice Gonzaga, pesquisadora, produtora, diretora e empresária; Lucy e Luiz Carlos Barreto, produtores; Oswaldo Massaini, produtor e distribuidor (in memoriam); Paulo Autran, ator (in memoriam)